terça-feira

A leitura de cada um(a) vem à memória de cada um

literatura, cinema, moda, música, país, francês, geografia, psicologia, inglês, química, museu, informática, pintura, arquitectura, natureza, cão & gato [vista a camisola], boa política.

2 comentários:

  1. Em relação à peça Felizmente Há Luar, digo-te que é uma boa peça, que pode e deve ser encenada mais vezes. O maior desafio para mim, prende-se com a encenação, pois as peças do Sttau Monteiro são muito datadas. Convém adaptar algumas réplicas. Apenas isso.
    Tal como o Bernardo Santareno. Neste momento estou a preparar os "Restos". E estou nessa readaptação aos dias de hoje do texto. É necessário fazer isso, embora alteremos o original. O que se perde em pureza (dramaticidade) ganha-se em teatralidade, em que o público entende melhor certas passagens.
    Trata-se de encurtar a distância com os públicos. O mesmo se faz com os clássicos gregos, com uma linguagem mais universal e contemporânea. A cornucópia fez isso agora, em "A Cidade", com textos de Aristófanes e ficou muito bom. Claro que nem sempre as adaptações são boas ou bem feitas, por isso há que ser razoável, comedido e perceber o cerne das mensagens. Bom, um texto tem muito por onde pegar, espremer, dilatar, alterar.
    No início tinha uma relação muito sagrada com os textos. Nem uma vírgula alterava. Mas com o tempo aprendi que certos textos ganham em frescura e actualidade se nós próprios (falo como encenador)pormos um pouco da nossa dramaturgia no texto. Não se trata de querer ser dramaturgo (para isso escreveria peças em nome próprio), mas um encenador tem sempre de fazer uma dramaturgia do texto (pode ser o encenador ou uma dramaturgista - alguém de letras por exemplo e que goste muito de teatro), que é a visão sobre a obra e o que se quer apresentar. E cada encenador e cada companhia faz a sua dramaturgia própria. Por isso um mesmo texto é feito e visto de modos completamente diferentes, o que a meu ver é uma mais-valia.
    Bom, mais valia estar calado! Vou parar por aqui! Espero ter ajudado e ser explícito.

    ResponderEliminar
  2. boa sorte no caminho.

    ResponderEliminar